sexta-feira, 19 de junho de 2009

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – CICLO BÁSICO III - UFRJ
MÓDULO INFORMÁTICA
TRABALHO FINAL

NOME DO CURSISTA: Luiz Cláudio Bernardes
TURMA: UFRJ 11
TUTOR: Júnia Ramalho
DATA DA POSTAGEM: 19-06-2009
Os problemas apresentados na questão proposta surgem hoje de forma generalizada em todas as escolas. Consideramos que as estratégias necessárias para minimizar tais problemas seriam a adoção de pesquisa supervisionada, verificando o professor, com antecedência, fontes seguras e apropriadas ao contato dos alunos com os novos conhecimentos presentes nos objetivos.
Consideramos a adoção da webquest uma forma bastante eficaz para a prática dessa pesquisa supervisionada. No entanto, enfrentamos problemas que consideramos quase culturais: quando apresentamos a possibilidade de acesso à Internet para os alunos, o que eles querem?
A resposta é fácil: Orkut ou Msn ou os dois.
Em vista do exposto, pensamos ser necessário a conscientização dos alunos quanto às possibilidades de obtenção de conhecimentos através da internet. Estimular a construção de uma autonomia por parte dos mesmos, enquanto sujeito que busca, pesquisa e elabora conhecimentos para uma melhor compreensão do mundo em que vive.
Os comportamentos de observação, comparação, registro e documentação, leitura de textos e de imagens devem ser estimulados para a formação do espírito crítico, fundamental para se lidar com uma fonte de informações de volume extraordinário e nem sempre de acordo com a verdade, com a cidadania ou com a ética.
Necessário se torna também, o incentivo de atitudes de respeito ao direito de autoria pelo conhecimento produzido por outrem, esclarecendo que o desrespeito ao mesmo fere princípios éticos e legais.

Nenhum comentário: